Inscrições fechadas

Brasil Ride 2018

Mais que uma prova... Uma etapa em sua vida!

21 a 27 de outubro de 2018

Dicas

Voltar
2017-08-30

Necessidades energéticas ao longo de provas de longa duração

Apesar de ter uma ligação ao Brasil Ride em anteriores edições, onde tivemos vários atletas presentes, será com muito gosto que estaremos mais próximos este ano com o objectivo de aprender com a experiência numa das mais emblemáticas provas por etapas atual.
Treinador de Ciclismo, Atletismo/Trail Running e Triathlon em Portugal desde 2002, assim como já venho fazendo em Portugal ao longo dos vários anos, venho propor ao longo das próximas semanas, partilhar alguns artigos de interesse comum para atletas, entusiastas da modalidade e outros treinadores, de forma a adicionar esta mais valia a todos e esperando que vá ao encontro de interesses mútuos.
Entre todos os atletas que representam o nosso trabalho, destacamos o Tiago Ferreira que se tem destacado como uma das principais referências mundiais em Maratonas de Mountain Bike, alcançando o Título de Campeão Mundial em 2016 (vice em 2017) e Campeão Europeu 2017 (Vice em 2016).

Nesta primeira abordagem pretendo partilhar um pouco de informação acerca das necessidades energéticas ao longo de provas de longa duração, em que, uma boa gestão nutricional (a par de toda a preparação) pode ser a chave para o sucesso.
Hoje é relativamente consensual a necessidade de uma correcta reposição de sais minerais através de uma ingestão hídrica ao longo da prova, bem como uma alimentação regrada através de géis, barras e isotónico ao longo do tempo.

Assim, e para o “comum” atleta as necessidades passam por uma ingerir sensivelmente 60gr de Hidratos de Carbono (HCO) ao longo de cada uma das primeiras 2 horas, 75gr de HCO na 3ª hora, passando depois as necessidades energéticas para 90gr de HCO por hora na 4ª hora e seguintes.

Neste sentido, é crucial fazer um estudo prévio de cada etapa, prever as maiores dificuldades e tempo previsto para a conclusão da mesma, para verificar a quantidade de “combustível” que devemos levar, para garantir que não entraremos em falência energética.

Para uma etapa com 6horas de duração e tendo por base as necessidades “normais” que já foram referenciadas, necessitaremos de um total de 465gr de Hidrato de Carbono, que devemos seleccionar entre os suplementos que pretendemos levar, e depois distribuir os mesmos juntamente com os Sais, ao longo da prova consoante as necessidades, hora a hora.

Realço que, as necessidades que indiquei são as gerais para a maioria dos atletas, podendo haver alguns atletas que necessitem de um pouco mais.

Bons Treinos rumo ao Brasil Ride 2017!

Tiago Aragão mentor do projecto se Assessoria Esportiva de atletas de Ciclismo, Running e Triathlon, que está agora implantado no Brasil (Treinador do Tiago Ferreira Campeão Mundial)

Bahia Governo da Bahia
Instituto Brasil Ride Unidas Unidas Unidas
Full Gas Instituto Brasil Ride Red Bull Porto Seguro Arraial dAjuda Guaratinga Pau Brasil
Bicycling Bike Action Go Outside Instituto Brasil Ride Instituto Brasil Ride UCI CBC FBC Instituto Brasil Ride

Brasil Ride Store

Conheça a loja oficial do Brasil Ride

Acesse a loja