16 de junho de 2019
A etapa UWCT da Copa do Mundo de Ciclismo amador será realizada no próximo domingo no Rio de Janeiro em um percurso urbano e rápido, uso da minha experiência para passar algumas dicas para fazerem uma boa prova:
- revise bem a sua bike: você estará participando de um evento de grande importância e treinou bastante para isso, não deixe que a sua bike atrapalhe o seu rendimento. Leve para uma revisão, verifique o funcionamento dos freios e câmbios. Use pneus novos ou se forem usados, verifique se não tem cortes ou cacos de vidro presos na banda de rodagem que podem vir a perfurar. Como a prova será em asfalto de boa qualidade você poderá calibrar os pneus com 110 a 120 libras de pressão.
- faça um treino leve no sábado. Uma prova rápida, 78 km, exigirá bastante velocidade e as pernas deverão estar "soltinhas" e descansadas, portanto, um giro de uns 30 a 40 km leve no sábado, passeando pela orla e uma paradinha para uma água de côco irão deixar as suas pernas a ponto de bala.
- deixe seu material de competição preparado e organizado no dia anterior (sapatilha, capacete, etc...), também já deixe pronto suas caramanholas e alimentos, assim você não corre o risco de esquecer algo na hora. Já coloque seu número na bike, camisa e o chip na bicicleta.
- a largada será às 7:00 horas da manhã, tome seu café pelo menos duas horas antes da prova, mas não invente nada novo no dia, alimente-se como você já está habituado.
- durante a prova você poderá levar água, isotônico e gel para alimentar-se nao perdendo tempo no apoio, mas como já comentei, faça da maneira que você já está acostumado.
- o pelotão terá mais de 1.000 atletas, portanto você precisa prestar muita atenção no que está acontecendo, procure olhar mais a frente, se existe tachões, cones, curvas, etc, para evitar sustos e ter que frear bruscamente.
- competidores menos experiente se manter sempre a direita em linha para dar passagem aos mais rápidos.
- a segurança de todos depende de como cada um de nós se comporta na prova.
Boa prova nos vemos domingo.
Márcio May
Ciclista que representou o Brasil em três Jogos Olímpicos (Atenas, Atlanta e Barcelona), é um dos ciclistas mais experientes da atualidade. Defendeu a seleção Brasileira durante 16 anos e conquistou várias medalhas para o Brasil, incluindo uma medalha de Bronze na prova de revezamento 4x4000 em velódromo, nos Jogos Pan-americanos de Mar del Plata na Argentina em 95, e uma medalha de Bronze no contra-relógio individual dos Jogos Pan-americans de Winnipeg no Canadá. Márcio já passou pelas principais equipes brasileiras, entre elas a Memorial de Santos (São Paulo) e a Caloi (São Paulo), Scott (São José dos Campos). Deixou as competições Oficiais no dia 06 de janeiro de 2008 na Copa América de Ciclismo realizada no Rio de Janeiro.