October 26 - 2019
Enfoque no esporte de alto rendimento é um dos pilares da Ultramaratona de Mountain Bike Brasil Ride, que acontecerá entre os dias 19 a 25 de outubro, na Chapada Diamantina - Bahia
Falta muito pouco para o início da maior competição de mountain bike das Américas que, acontecerá de 19 a 25 de outubro, cobrindo cerca de 600 quilômetros entre trilhas e caminhos históricos da região da Chapada Diamantina (BA). A 5ª edição da Brasil Ride, sempre carregando o lema de ser “Mais do que uma competição, uma etapa da vida”, tem uma missão especial neste ano, colaborar com o desenvolvimento dos atletas rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016.
“O evento Brasil Ride é nossa vitrine. Brasil Ride é realmente nosso celeiro de desenvolvimento esportivo. O evento tem trazido cada vez mais atletas da elite mundial e acredito que essa combinação de alto nível técnico dessa prova, com o tanto que o Brasil e a Chapada Diamantina são especiais, é um formato que só tende a crescer, pois é o que a gente tem de melhor para preparar o atletas e dar a oportunidade dos ciclistas brasileiros competir com os atletas da elite internacional e com isso elevar o nível em preparação para a Olimpíada”, comentou Andréa Marcellini, competidora na Brasil Ride 2013 e coordenadora na UCI (União Internacional Ciclística).
A competição Brasil Ride 2014 oferece aos atletas a oportunidade de conquistarpontos no ranking internacional da UCI (União Ciclística Internacional), como acontece desde 2013, favorecendo os atletas nacionais a obterem em “casa” a pontuação necessária para conquista de vagas por nação nos Jogos Rio 2016!
“A convivência com atletas internacionais dentro de nosso país é muito benéfica e diferente da experiência de ir competir no exterior. Correndo em casa os atletas ficam mais confiantes e assim conseguem ter um desempenho melhor. Diria que iguala um pouco as coisas. O Brasil Ride é hoje a principal competição no Brasil neste sentido. É uma oportunidade de competir com atletas renomados em nosso país. Estamos em pleno ciclo olímpico e absorver técnicas, táticas e vivência de competição ao lado de atletas de alto nível,” comenta o ciclsita Henrique Avancini, campeão da Brasil Ride 2013 e melhor atleta da história no MTB classificado no ranking mundial (19º lugar).
"Brasil Ride veio para elevar o MTB brasileiro e internacional, a prova serve não só para obter o intercâmbio entre os extrangeiros, mas também como um grande aprendizado na carreira de cada participante. Para mim este processo foi fundamental, pois pude realmente saber o meu limite a nível corporal e psicológico. Os atletas internacionais elevam muito o nível da prova e, nós brasileiros, sabemos que esse nível lá fora é maior, então essa oportunidade de estar próximo e poder brigar pela vitória com os extrangeiros torna não só o Brasil Ride maior, mas também a valorização de todos” - Márcio Ravelli, ciclista olímpico representante brasileiro nos Jogos Atlanta 96.
A competição reúne os principais ciclistas do país e exterior, incluindo os campeões nacionais na modalidade mountain bike cross country olímpico (XCO), os mineiros Isabella Lacerda e Frederico Mariano.
“Vai ser a minha primeira participação na Brasil Ride e acredito que irei vivenciar muitas coisas produtivas em minha carreira de atleta profissional. Como o Brasil Ride hoje é uma grande alavanca positiva para a evolução do mountain bike, acredito que irei evoluir em muitos quesitos, pois além de somar pontos na UCI, irei ter uma bagagem de experiência e conhecimentos competindo ao lado de grandes atletas internacionais! Com a vinda desses atletas, iremos evoluir bastante, com certeza iremos aumentar muito nossa confiança pois iremos familiarizar com esses atletas e conhecer os seus pontos fracos e fortes!” – pontua Frederico Mariano, Campeão Brasileiro de Cross Country Olímpico 2014.
A Brasil Ride também favorece a evolução técnica dos ciclistas:
"Na Brasil Ride o aprimoramento e a evolução de um atleta acontece de várias formas. Durante a prova se treina a parte de resistência nas longas e exigentes etapas. A parte explosiva de um atleta de XC também entra em ação, principalmente no primeiro e terceiro dia de prova. Na competição também temos um ganho e aprimoramento na parte de recuperação. Durante os sete dias precisamos recuperar o quanto antes e melhor para o próximo desafio. Por se tratar de uma ultramaratona, a parte técnica de pilotagem - ao contrário do que muitos pensam - é um dos conceitos com grande exigência dentro da competição e com certeza onde os atletas amadores conseguem uma evolução notória. Além desses conceitos, são sete dias respirando MTB, com novas experiências e aprendizados a cada etapa" -Sherman Trezza de Paiva, Campeão da Brasil Ride 2013.
A realização do evento Brasil Ride desde 2010 também vem proporcionando o surgimento de novos talentos no ciclismo, como é o caso de Alexandre Sousa, de 27 anos, natural do Vale do Capão (BA), que pedala há 5 anos, justamente após receber o convite para participar da Ultramaratona de MTB, com largada em Mucugê.
“O mountain bike está crescendo muito. A bike está uma febre atualmente na região. As pessoas olham para gente treinando todo dia, aquele grupo de ciclista uniformizado, subindo e descendo as ruas, além de estarmos conquistando de bons resultados e pódios pelo Estado, assim acredito que estamos incentivando outras pessoas a pedalar”, conta Alexandre que na sua primeira participação competiu com uma bicicleta emprestada e hoje é considerado o melhor atleta do Estado da Bahia na modalidade cross country olímpico na categoria Elite.
“Antes (2010) só eu pedalava, aí incentivei o Anilton Rocha (parceiro da equipe Tia Sônia / Café Mucugê) e hoje deve ter uns 20 ciclistas no Vale do Capão com bom nível e alguns já chegaram a competir, mas a falta de recursos sempre dificulta. Em Mucugê o volume de ciclistas é cada vez maior, tem um grupo com cerca de 60 ciclistas e até grupo só de mulheres. Está uma onda de todo mundo comprar bike nova, tem uma pessoa que inclusive vive de trazer bikes e peças de Vitória da Conquista para vender em Mucugê”, conta Sousa, que durante a realização da competição aproveita a presença dos extrangeiros para absorver o máximo de conhecimento para continuar a evoluir.
“Vamos marcar os extrangeiros de perto para aprender o que eles fazem. Desde que estamos competindo na Brasil Ride, o nível elevado dos extrangeiros fez com que a gente se prepare melhor, como a suplementação”, acrescenta Alexandre que é presença constante no pelotão dos top 10 da Brasil Ride.
A verdade é que durante os 7 dias de pedal na Chapada Diamantina-BA, o evento Brasil Ride oferece uma formação integral válida para toda carreira do ciclista:
“O Brasil Ride, mesmo não sendo uma prova de Cross Country Olímpico (com exceção da etapa do 3º dia), é uma prova de altíssimo nível, tanto em termos físicos, técnicos e até psicológicos. Para qualquer atleta que participe de uma prova dessa e principalmente que a complete, é indiscutível o aprimoramento do seu nível em todos os sentidos como ciclista”, avaliou Ricardo Pschedit, tricampeão brasileiro de MTB XCO, natural de São Bento do Sul (SC).
“A cada ano que passa, a competição aumenta em número de atletas, mas não só isso, a prova esta se tornando cada vez mais dura pelo nível dos atletas que estão disputando, cada vez mais atletas de nível mundial, como campeões mundiais e até olímpicos estão desembarcando em solo brasileiro para essa disputa, é inegavél que com atletas assim a mídia também se torne mais interessada no evento e a divulgação para a grande massa fique mais favorável, como atletas, temos o privilégio de estar perto e competir com referências do esporte e sempre aprender algo a mais” acrescenta o ciclista catarinense.
“É um orgulho poder contribuir na conquista por mais vagas para os atletas nacionais nos jogos do olímpicos do Rio, além de fomentar o desenvolvimento do esporte olímpico”, acrescenta Mário Roma.
O maior desafio de bicicleta de montanha da América Latina – BRASIL RIDE 2014 – acontecerá de 19 a 25 de outubro, cobrindo cerca de 600 quilômetros entre trilhas e caminhos históricos da região da Chapada Diamantina, na Bahia, reunindo competidores profissionais e amadores, oriundos de 20 países e mais de 20 estados brasileiros, para uma experiência única no coração do país, com 7 dias de muito pedal, autoconhecimento e contato com a natureza.
Tenha sempre todas as informações sobre a Brasil Ride na palma das suas mãos - Baixe agora o aplicativo para seu cellular iPhone ou Android. Acesse: www.brasilride.com
Atendimento à imprensa:
Andre Piva
+ 55 (11) 982 420 488
press@brasilride.com