Soon

Brasil Ride Espinhaço 2023

SUA CORAGEM, SUA GLÓRIA

CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO - MG | APRIL 17 - 22, 2023

Press Release

Voltar
2022-04-20

Tiago Ferreira e Miguel Muñoz mantém liderança após 2ª etapa da Brasil Ride - Espinhaço

Em meio a clima quente e seco, atletas desafiaram as históricas trilhas do povoado de Córregos, em Conceição do Mato Dentro (MG)

Fundado por bandeirantes em 1702, com rico potencial em minérios, e hoje parte integrante da Estrada Real, o vilarejo de Córregos, em Conceição do Mato Dentro, recebeu nesta quarta (20) a segunda etapa da Brasil Ride - Espinhaço 2022. Com tempo seco e sensação térmica acima dos 30º, os bikers desafiaram 50,6km em trilhas de terra e 1.201m de subidas acumuladas no trajeto.

Líderes no prólogo, o português Tiago Ferreira e o espanhol Miguel Muñoz (DMT Racing Team) imprimiram novamente ritmo forte e completaram o percurso em 1h56min55, mantendo a jersey de líderes da ultramaratona na Open. 

“Foi duro. Muito calor. Conhecia a etapa por correr ano passado, consegui imprimir meu ritmo e acabou sendo a estratégia correta. Sem barro e com o terreno seco fica tudo mais rápido e para nós é ótimo”, comemora Ferreira, campeão mundial e bicampeão europeu.

As duplas da República Tcheca: Matous Ulman / Tomas Visnovisky (Ceska Sporitelna - Accolade 2) e Jaroslav Kulhavý / Marek Rauchfuss (Ceska Sporitelna - Accolade 1) vieram logo na sequência, com os tempo de 01h57min06 e 01h58min41, respectivamente.

“Foi uma prova dura. Estava muito quente. Em nosso país é inverno e por isso é mais complicado para nós. A pista é boa, tem muitas subidas e descidas íngremes. Mas estamos nos sentindo muito bem e acho que a disputa ainda está aberta”, disse Tomaš Viš?ovský.

A dupla brasileira e atuais campeões do Espinhaço, Sherman Trezza e Lukas Kaufmann (Hoffmann Racing Pedalsport) terminaram em quinto. Atrás do também brasileiro Halysson Ferreira, que faz dupla com o português Filipe Francisco (DMT Racing 2). 

“Sofri no começo, desconectei um pouco do grupo da frente, e depois que estávamos entrando na prova o Lukas errou descendo e machucou o braço. Foi um dia difícil pra gente. Mas acontece. Prova de estágio é assim, tem que saber equilibrar o tempo todo”, pondera.
 

Feminino

No feminino, Isabella Lacerda e Hercília Souza (Isateam TSW Racing Team) confirmaram o favoritismo e concluíram a etapa em 02h38min51. “Deu para imprimir uma passada forte e na trilha foi só curtição. Espero segurar essa camisa (de líder) até o último dia”, diz Isabella. “Já estou aquecendo meu coração e minhas pernas para aproveitar cada quilômetro da Rainha”, complementou Hercília.

Paula Gallan / Luman Diniz (Trinx Brasil Racing Team) e Iara Leite / Ana Panini (Cm7/Sicred) vieram seis minutos após as líderes. “Fizemos uma prova muito consciente. Mas dá pra tirar a diferença”, garante Ana. “Estou lesionada. É minha primeira ultramaratona, mas estou curtindo toda essa experiência”, completa Iara.

 

E-Bikes e Guarini

Pela “E-Bikes” (categoria de bicicletas assistidas por motor elétrico), o vencedor no masculino foi Albert Jr. (Amarildo Team / IBS), com o tempo de 01h41min15. Já no feminino, Christiane Allmen (Outdoor) cruzou o pórtico final em 02h01min48. Na categoria “Guarini” (atletas que já participaram de três ou mais provas da Brasil Ride) o primeiro lugar do pódio foi ocupado por Márcio Monteiro e Pedro Miranda (Vai Joosy), com o tempo de 02h22min34.

Todos os resultados por categoria, de cada etapa da Brasil Ride Espinhaço 2022, podem ser acompanhados em tempo real através dos sites [brasilride.com.br ou stopandgo.net], além do aplicativo da Brasil Ride

 

As provas no Espinhaço

A Brasil Ride Espinhaço segue até sábado (23). Até lá, os atletas terão somado um total de 210 km de trilhas percorridas e 5.730 metros de altimetria acumulada. A prova faz parte do calendário e conta pontos para o ranking mundial da UCI - União Ciclística Internacional e conta com apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo.

 

Top 5 das elites - etapa Córregos:

Masculino                                       

1 - Tiago Ferreira / Miguel Munhoz - 1h56min55

2 - Matous Ulman / Tomas Visnovisky - 1h57min06

3 - Jaroslav Kulhavý / Marek Rauchfuss - 1h58min41

4 - Halysson Ferreira / Filipe Francisco - 02h02min20

5 - Sherman Trezza / Lukas Kaufmann - 02h02min50

 

Feminino                   

1- Isabella Lacerda / Hercília Souza - 02h38min51

2 - Paula Gallan / Luman Diniz - 02h45min05

3 - Iara Leite / Ana Panini - 02h45min29

4 - Sabrina Gobbo / Fabiana Brandão - 02h52min00

5 - Eliane Rezende / Liege Walter - 03h06min46               

 

Transmissão ao vivo - A Brasil Ride Espinhaço contará com a exibição diária do programa Brasil Ride Stage News, contando todas as novidades do dia a dia da competição no município mineiro. Sempre às 19h, os amantes do esporte poderão se informar sobre o evento, nos canais do Facebook e do YouTube da Brasil Ride.

 

Próximas etapas

3ª etapa - Rainha (21/04) - 83,2 km I 2.321m de altimetria

4ª etapa - Cross Country (22/04) - 5,3 km, totalizando 26,2 km e 772 m de altimetria

5ª etapa - Final (23/04) - 33,5 km I 1.053 m de altimetria  

 

Maratona Cipó

Também no último dia do evento acontece a Maratona do Cipó, uma prova única com percurso de 53,6 km e 1.720 m de altimetria acumulada na sua prova principal. Os participantes da categoria Tour terão um desafio menos intenso, com 16,5 km de extensão e 470 m de desnível altimétrico, justamente para incentivar a prática de ciclismo aos iniciantes.

 

Reserva natural

Conceição do Mato Dentro integra os circuitos Estrada Real e Serra do Cipó, com enorme potencial turístico. Entre os atrativos naturais mais visitados, está a Cachoeira do Tabuleiro – a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil - com 273m de queda livre e eleita, por duas vezes consecutivas pelo Guia 4 Rodas, como a mais bela do Brasil.

Tal condição obteve reconhecimento em âmbito internacional, tendo sido declarada como reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2005.

 

Maior premiação do ciclismo nacional 

A Brasil Ride Espinhaço reserva mais de R$ 140 mil em dinheiro, consolidando-se como a  maior premiação do Brasil na história do MTB nacional. Seguindo os padrões do circuito da Brasil Ride, mulheres e homens terão novamente premiação igual na prova. 

Patrocínio e apoio

O Brasil Ride Espinhaço tem os patrocínios do Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro, Anglo American, Specialized, Shimano, Garmim e Squirt, Unidas, HB, Red Bull. Conta ainda com os apoios da Full Gas, Spot, Thule e Instituto Brasil Ride.

Prefeitura de Conceição do Mato Dentro
Continental Shimano Mitsubishi Unidas Anglo American
Full Gas Garmin HB Red Bull Thule
UCI CBC FMC MCS Instituto Brasil Ride Bike Action Go Outside

Brasil Ride Store

Check our official store

Visit